HONRAR PAI E MÃE

26/12/2016 18:57

HONRAR PAI E MÃE

ÊXODO 20.12

 

 

Honra teu pai e tua mãe, a fim de que venhas ter vida longa na terra que Yahwer, o teu Deus, te dá”.

 

Segundo o Apóstolo Paulo, Honrar pai e mãe é o primeiro mandamento com promessa, ou seja, quem honra os pais vive bem e tem vida longa sobre a terra (Efésios 6.2-3).

 

Para muitos jovens, o mandamento de honrar pai e mãe parecem algo proveniente da era das cavernas, algo ultrapassado, fora de moda. Mas o mandamento de honrar os pais tem a origem no coração de Deus.

 

Provérbios 23.22-a diz o seguinte: “Ouve a teu pai, que te gerou”.

 

Os Jovens devem constantemente lembrar que seus pais conceberam o seu nascimento. Isto já seria um bom e suficiente motivo para honrá-los, eles são os seus progenitores e através deles vem a existência dos filhos.

 

O que significa de fato honrar os seus pais? Primeiramente, honrar significa que reconhecemos que os pais têm direito de estabelecer regras e limites aos seus filhos, honrar é aceitar a autoridade dos pais.

 

Em Provérbios 7.1,2, diz o sábio Salomão:”Filho meu, guarda as minhas palavras e conversa dentro de ti os meus mandamentos. Guarda os meus mandamentos e vive”. A obediência normalmente tratará grandes benefícios aos filhos.

 

A obediência aos pais deve uma marca indelével do povo de Deus.

 

Honrar os pais não é apenas um respeito formal da boca para fora. A obediência que Deus requer dos filhos aos pais é uma obediência de coração e de boa vontade.

 

Honrar os pais é aceitar a correção, e não ficar rebelde quando a disciplina for ministrada. A Bíblia diz que somente o filho “insensato despreza a instrução de seu pai”, mas o filho “que atende à repreensão consegue prudência”. (Provérbios 15.5).

 

Honrar os pais implica que os filhos consideram os pais em muita valia. Honrar os pais é demonstrado através de palavras e ações, não é da boca para fora, mas deve ser de fato e de verdade.

 

O Apóstolo Paulo disse aos filhos “Obedecei a vossos pais no Senhor, por isso é justo” (Efésios 6.1). O mandamento de honrar pai e mãe é uma ordenança justa de diante de Deus.

 

Os Jovens não deve ser rebeldes contra o quinto mandamento do decálogo: “Honra teu pai e tua mãe” (Êxodo 20.12-a). Primeiro, porque é um mandamento de Deus e segundo, há uma promessa para aqueles que obedecem ao presente mandamento: “Para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá” (Êxodo 20.12-b).

 

Honramos os nossos pais, porque honramos o nosso Deus que nos manda que honremos os nossos pais.

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.