8. OFÍCIO DE DIÁCANO

17/03/2010 17:17

DISTINTIVOS DOS BATISTAS REGULARES

8ª LIÇÃO: OFÍCIO DE DIÁCONO

TEXTO-BASE: I TIMÓTEO 3.1-13

INTRODUÇÃO

Em Timóteo 3.8, o apóstolo Paulo deixa as qualificações pastorais de lado e começa evidenciar os quesitos necessários para um postulante ao ofício de diácono.


 

OS ATRIBUTOS DIACONAIS

Paulo começa associando os diáconos com o Bispo. A expressão “Da mesma forma” é traduzida do grego “osautos” e significa “semelhante”. Ele mostra que o campo de ação e as qualificações dos diáconos devem ser em certa forma semelhante os do Bispo.

Espera-se que tenham eles as mesmas virtudes dos pastores, é necessário que os diáconos sejam espirituais, para que o ofício seja um sucesso, o que é importante para o bem-estar da igreja local. A missão do diácono é de fundamental importância para um bom andamento de uma igreja local.

O termo grego ( diakonos) significa, em geral, aquele serve, um servo em qualquer capacidade, entretanto, o vocábulo é empregado no sentido especializado de uma classe de oficiais eclesiásticos cujo o dever é assistir nas ministrações da congregação local.

Deteremos a nossa análise no presente momento ao ofício diaconal e as suas qualificações.

A primeira qualificação do diácono que encabeça a lista das outras é que ele tem que ser respeitável. No grego é “Semnos”, que significa “digno de respeito”, “Nobre”, “digno”. É uma qualificação geral que todos os crentes devem igualmente possuir. O substantivo cognato “semnotses” foi usado para designar uma qualificação essencial em cristão em geral ( 2:2) e superintendentes em particular ( 3:4).

A Segunda qualidade exigida do diácono é que seja de uma só palavra. No grego é “dilogos”, que pode significar “de língua dupla”, isto, “insincero”. O diácono não deve ser uma pessoa habituado a afirmar algo para um e outra coisa bem diferente a outro. A palavra do diácono deve ser “Sim, sim; não, não”. O diácono deve manter total honestidade e franqueza ao tratar com todos, sem favoritismo pessoal.

A próxima qualidade é que o diácono não deve ser inclinado ao vinho. O termo usado é “prosecho”, que significa “voltar a mente para”, “dar a atenção a”, dedicar-se a”.. O diácono na qualidade de oficial da igreja não deve ser uma pessoa com tendências ao alcoolismo. A abstinência deve ser o comportamento exemplar para todo o corpo diacononal da igreja, pois ele será resguardado de críticas, tentações e desconfianças fúteis e desnecessárias. O diácono, em seu viver diário, deve cortar qualquer ligação com bebidas alcoólicas; não deve estimular, nem encorajar o uso ou comércio de bebidas tóxicas.

Outra qualidade é o diácono não deve ser cobiçoso de torpe ganância. Esta falha de caráter não deve ser evidenciada na vida do diácono. A palavra usada no grego é “Aischrokerdes”. Pode significar “ganho desonesto” ou, simplesmente, “cobiça pela ganho”. O diáconos não devem transformar as oportunidades que seu ofício lhes oferecem como meios de proveito pessoal. O diácono deve sempre agir honestamente em seus negócios. Não deve uma pessoa de transações desonestas, e isto quer dizer que ele deve ser cuidadoso e limpo em seus negócios.

A Quinta qualificação do diácono deve guardar o ministério da fé numa consciência pura. O Apóstolo Paulo afirma que o diácono não deve ficar satisfeito apenas com uma expressão exterior de santidade, mas ele deve possuir uma vida espiritual autentica. Os oficiais da igreja devem ter uma boa consciência.

Paulo estava insistindo no relacionamento íntimo entre a crença sadia e uma consciência livre de mácula e de opróbrio. O diácono deve ser um homem de fortes convicções doutrinárias. Aquilo em que o diácono crê é assunto de muita importância, pois isto determinará a espécie de vida que ele vai apresentar diante da congregação e da sociedade.

A frase “Com a consciência limpa”, no grego é “Kathara suneidesei”. A palavra “Kathara” significa “limpo”, Puro” e o vocábulo “Suneidesei” tem aqui alusão ás faculdades intelectuais e morais do homem. Isto significa que o diácono deve ter uma mente aberta para compreender o certo e o errado e guarda na sua mente o ministério da fé com toda convicção.

A próxima qualificação é que o diácono deve ser experimentado. Este termo corresponde ao “não neófito” que é requerido do presbitério.

A palavra “experimentado” corresponde ao termo grego “dokimadzo”, que tem o sentido de “provar por meio de teste”, palavra usada para indicar o teste das moedas, quanto à qualidade de seu metal. O diácono deve ser provado quanto o seu caráter e ser uma pessoa de experiência cristã comprovada.

A seguinte qualificação decorrente da anterior é o que o diácono deve ser irrepreensível. Isto significa isento de má ação, isto é, pessoa a quem ninguém pode acusar de mau procedimento. Depois de uma análise criteriosa a respeito do caráter e da conduta do candidato à diácono, ele deve ter licença de exercer o presente ofício.

Oitava qualidade é que o diácono dever marido de uma só mulher. A expressão “Uma só mulher” sugere as seguintes interpretações: o diácono não pode ser polígamo e deve ter a uma só mulher.

Uma pessoa solteira, de grande devoção, nunca deve ser impedido de ocupar o ofício, porque o texto não declara que o diácono deve ser casado, isto não é uma condição sine qua non, mas se é casado deve ser fiel apenas a uma mulher.

Em I Timóteo 3.11, o apóstolo Paulo a começa evidenciar os quesitos necessários para  a esposa do diácono. Sem nenhuma dúvida, as esposas dos diáconos são necessárias ao bom andamento no ministério diaconal da igreja. A necessidade está relacionada com o fato de que elas precisam, em certo casos, lidar com mulheres da igreja, em assuntos delicados nos quais seria impossível aos diáconos penetrar.

Deteremos a nossa análise no presente momento as qualificações das mulheres do diácono.

A primeira qualificação é  ser respeitável. No grego é “Semnas”, que significa “digna de todo respeito”.

A próxima qualificação é que  não deve ser maldizente. A palavra para maldizente no grego ‘diabolos” tem o sentido de “desunião pelo estímulo do ódio e da inveja”, “caluniando”, “falando mal”.

A terceira qualidade é que deve ser temperante. Temperantes no grego é “nephafios”que significa sóbrio, era um vocábulo usado para indicar alguém moderada no de bebida alcoólica, mas no sentido mais amplo significa ajuizada, modestas, bem equilibrada.

A última é que a esposa do diácono deve ser fiel em tudo. No grego “pistos” quer dizer, digna de confiança. Ela dever ser uma pessoa firme no seu caráter, permanecendo fiel em todo e qualquer situação.

O escritor sagrado volta para as qualificações do diácono. A próxima qualificação é que o diácono governe bem a seus filhos e sua própria casa. O diácono deve dar provas da sua competência para ofício ao governar bem os seus filhos e sua própria.

A casa do diácono é uma oportunidade para um bom treinamento de suas responsabilidades eclesiásticas. A boa administração familiar revela-se no respeito dos filhos. Em casa o diácono tem que ser um homem autentico, porque sua administração familiar refletirá com plena certa no seu ofício eclesiástico. Um homem que não sabe administrar a sua família não pode ser um bom diácono, porque o seu ofício eclesiástico será exatamente a imagem de sua casa.

O apóstolo Paulo finaliza esta seção afirmando que os diáconos que desempenharem um bom o serviço alcançaram “justa proeminência”. Eles serão honrados pelo bom serviço prestado a igreja e também serão homens de uma fé inabalável.

  

CONCLUSÃO

 

Atualmente, a liderança eclesiástica tem entrado em descrédito perante a igreja e os de fora pelo fato de estarem exercendo o ofício de diácono ou de presbitério sem que tenha as qualificações necessárias que o ofício requerido exige.

É necessário que se recupere a imagem dos oficiais da igreja, os lideres eclesiásticos deve ser pessoas com um comportamento ilibado. O líder cristão que não corresponde as qualificações oficiais deve ser exonerado do cargo a ele confiado.

A igreja deve ser criteriosa na escolha dos seus oficiais. O teste para escolha dos oficiais deve a integridade da vida deles. Os lideres da igreja devem ser acima de qualquer suspeita.

A igreja precisa urgentemente de oficiais excelentes, fortes e irrepreensíveis. o mundo cristão está sofrendo por falta de oficiais segundo o coração de Deus


 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


 

BÍBLIA vida Nova. Vida Nova e SBB

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INFANTE JR, José. O pastor nestes Tempos Difíceis.

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